October 16, 2019

A arquitetura da parte da Catedral vai do gótico do séc. XII a XV, ao barroco do séc. XVIII, passando pelo maneirismo (a arte própria de cada artista), e o estilo renascentista. Esta foto mostra a Cúpula principal, ovalada, de 40m de altura, do arquiteto Juan de Uchoa. 

 Missa celebrada? Não. Viajantes ouvindo seus guias locais.  Abaixo, o amálgama das arquiteturas católica e mourisca.    

                                               A riqueza da Mesquita Catedral....

October 15, 2019

Ruas limpas, belas casas, árvores. (Foto de Cláudio Cabral, um dos amigos da viagem) 

Lojas com arquitetura muçulmana. (Foto de Cláudio Cabral, um dos amigos da viagem).

Restaurantes com pátios na entrada, marca mourisca.

(Foto de Cláudio Cabral, um dos amigos da viagem) 

Praças renascentistas. (Foto de Cláudio Cabral, um dos amigos da viagem) 

Ruas com protetores para fazer sombra, no verão espanhol acima de 42 graus.

(Foto de Cláudio Cabral, um dos amigos da viagem) 

Esclareço que coloco o crédito das fotos que foram feita...

October 9, 2019

 Vamos apreciar a parte da Catedral da Assunção de Nossa Senhora que foi construída dentro da Mesquita. Existe uma polêmica levantada pelos cristãos católicos, com apoio de arqueólogos, de que  a Mesquita teria sido construída pelos muçulmanos no local onde existia a antiga igreja do mártir São Vicente. (Foto de Cláudio Meneghin, um dos companheiros de viagem)

 O estilo barroco se destaca em inúmeros altares, capelas e mausoléus do alto escalão da igreja católica.

Trabalho de artistas em puro ouro. (Foto de Claudio Meneghin, um dos companheiros...

October 1, 2019

O bairro da Juderia é um pedacinho dos judeus que foram expulsos pelos reis católicos Fernando e Isabel, em 1492. Casas, lojinhas e salões de chá, pintados de branco com potes de flores pendurados nos muros e paredes. São adoráveis!

 (Foto de Cláudio Cabral, um dos amigos da viagem).

 A vida sossegada dos judeus em Córdoba (Foto de Cláudio Cabral, um dos amigos da viagem).

Trata-se de um bairro encantador. Em 1984, esse bairro foi tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Estive lá em agosto de 2019 (Foto de minha filha Rosa, companheira de viagem).

October 1, 2019

Na Catedral Mesquita, este é o muro da Kibla. Dentro fica a Maksura, onde o Califa e sua família oravam. O espaço está dividido em 3 zonas: a entrada do tesouro; a Mihirab, frente central onde é guardado o Livro Sagrado Muçulmano; e o local da entrada do Califa, o Sabbat. A grade, onde estou, foi colocada como segurança desse rico patrimônio histórico. (Foto de minha filha Rosa, companheira de viagem).

Não exitem desenhos de representação de pessoas ou animais, para não equiparar-se com Alá. Os arquitetos e artista da construção vier...

September 23, 2019

Córdoba, Andaluzia, Espanha, foi povoada no ano 1.000 a. C. , mais uma representação de que os romanos dominaram o território da Europa Ocidental por muitos séculos. No séc. 8, o Rei Franco Carlos Magno decide restabelecer o antigo Império Romano para unificar  a Europa Ocidental, estabelecendo uma cultura cristã e o conhecimento dos livros romanos, tornando o latim a língua oficial. Estabeleceu um sistema econômico de moeda única e controle a produção, além de desenvolver a educação e a cultura. Para fazer isso guerreou com crueldade matando quem não se convert...

September 17, 2019

Plaza de la Reina. Fiz esta foto caindo de sono, porém deu certo. 

Valencia, Espanha,  fundada pelos romanos em 138 a. C., é banhada pelo Mar Mediterrâneo.  Estive lá em agosto de 2019.

No século V, surgiram as invasões dos povos germânicos e os edifícios romanos passaram a adaptarem-se às construções cristãs.

Os muçulmanos a dominaram, chegando ao esplendor do séc. VIII ao XIII. Do séc. XIII a XVIII foi dominada pela Coroa de Aragão, católica, época de grande desenvolvimento artesanal e comercial, sendo que o séc. XV foi a época de ouro dessa cidade...

September 17, 2019

Torres de Serranos é um dos 12 portões que faziam parte da muralha cristã defensiva de Valencia. Estilo gótico valenciano, final do século XIV, 1392. Durante a Guerra Civil Espanhola, as obras do Museu Del Prado foram aí preservadas.Há também outra muralha, a Torre Quart (Foto de Claudio Cabral, um dos amigos da viagem).

El Miguelete, estilo gótico valenciano, 51 m de altura e 207 degraus, tem a forma de um cone octogonal, com o maior conjunto de sinos góticos da Espanha. (Foto de Claudio Cabral, um dos amigos da viagem).

Palácio de La Generalitat construído...

September 17, 2019

 Igreja dos Santos Juanes, séc. XVIII, com rosáceas de antigas igrejas. Muito dos afrescos foram criminosamente queimados na guerra civil espanhola. (Foto de Claudio Cabral, um dos amigos da viagem).

 Ao lado da Igreja dos Juanes fica o Mercado Central. É  interessante observar a diferença das duas arquiteturas. Construído no séc. XIX, esse mercado, com mais de 8 mil metros quadrados, tem o estilo valenciano. A luz entra pelo telhado iluminando os alimentos e os artesanatos.

Há muitos outros lugares para visitar em Valencia: Palácio do Congress...

January 7, 2018

Trata-se de um livro de ficção inspirado na verdadeira história do manuscrito de Sarajevo. Hagadá é um manuscrito verdadeiro, medieval judeu, uma obra prima desaparecida em 1992, durante a guerra civil em Sarajevo, e reencontrada na Bósnia. Reconta a história do êxodo das famílias judaicas na celebração do Pesach , e contrariava cânones religiosos judeus daquela época que proibiam qualquer ilustração nos seus escritos, o que tornava o Hagadá uma raridade.

Por que e por quem teria sido escrito? Como atravessou séculos de perseguições e int...

Please reload

ESCRITO POR MARLENE VAZ

Please reload

POSTS RECENTES

© 2023 by Salt & Pepper. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now