top of page

Valencia, A Emblemática (Parte 1)


Plaza de la Reina. Fiz esta foto caindo de sono, porém deu certo.

Valencia, Espanha, fundada pelos romanos em 138 a. C., é banhada pelo Mar Mediterrâneo. Estive lá em agosto de 2019.

No século V, surgiram as invasões dos povos germânicos e os edifícios romanos passaram a adaptarem-se às construções cristãs.

Os muçulmanos a dominaram, chegando ao esplendor do séc. VIII ao XIII. Do séc. XIII a XVIII foi dominada pela Coroa de Aragão, católica, época de grande desenvolvimento artesanal e comercial, sendo que o séc. XV foi a época de ouro dessa cidade. E em 1546 os cristãos obrigaram os árabes a converterem-se ao cristianismo. A luta do poder entre cristãos católicos e muçulmanos domina a temática das cidades do sul e sudeste da Espanha.

Conhecida como a cidade das Artes e das Ciências, fiquei fascinada com a arquitetura de Santiago Calatrava, no Complexo do mundo artístico e científico de Valencia.

O Hemisfèric oferece: Cine Imax Dome (cine em grande formato), cine digital 3D, além de representações astronômicas e espetáculos de entretenimento.

Palácio das Artes Rainha Sofia.(Palau de las Arts Reina Sofia, em valenciano) casa de ópera e centro cultural.

Museu da Ciência Principe Felipe, com formato de esqueleto de baleia, museu do genoma humano e pesquisas espaciais para todas as idades. O lema é "É proibido não tocar, não sentir e não pensar". (Foto de Cláudio Cabral, um dos amigos da viagem).

Catedral Basílica Nossa Senhora de Valencia, construída em 1238, predominando o estilo gótico valenciano (há uma mistura também dos estilos romântico, barroco e renascentista) . Durante a construção foram encontradas nas escavações restos do que foi uma mesquita. A construção é simples, porque foi executada às pressas para marcar território cristão contra muçulmanos

( Foto de Cláudio Cabral, um dos amigos da viagem).

Ao lado direito da Catedral funciona El Tribunal de las Aguas, uma instância jurídica superior, fundada pelos romanos, cujos membros se reúnem, ainda hoje, todas as quintas-feiras para resolver conflitos entre os irrigadores do Rio Vega, e na época de seca.

Continua: Valencia 2.

ESCRITO POR MARLENE VAZ

POSTS RECENTES

bottom of page