top of page

As Memórias do Livro


Trata-se de um livro de ficção inspirado na verdadeira história do manuscrito de Sarajevo. Hagadá é um manuscrito verdadeiro, medieval judeu, uma obra prima desaparecida em 1992, durante a guerra civil em Sarajevo, e reencontrada na Bósnia. Reconta a história do êxodo das famílias judaicas na celebração do Pesach , e contrariava cânones religiosos judeus daquela época que proibiam qualquer ilustração nos seus escritos, o que tornava o Hagadá uma raridade.

Por que e por quem teria sido escrito? Como atravessou séculos de perseguições e intolerância religiosa na Europa? Como atravessara a Inquisição Espanhola? O que significavam anotações do séc. XVII em suas páginas? Como salvou-se da perseguição nazista?

O livro conta que um bibliotecário muçulmano tinha se arriscado para manter o livro, e a personagem Hanna fora designada pelas Nações Unidas para estudá-lo e restaurá-lo, examinando páginas de pergaminho envelhecido com manchas de vinho, pelos envelhecidos de animais, uma asa de inseto, cristais da água salgada do mar... cada um esses detalhes são pistas que apontam por onde o livro andou e a história de diferentes personagens de lugares distantes. E isso mexeu com a vida pessoal de Hanna, especialmente a relação com sua mãe uma cirurgiã respeitada que menosprezou a filha porque esta trocou uma carreira médica para se tornar uma escritora.

A verdadeira história conta que o Museu Nacional da Bósnia estava em chamas, mas depois da guerra soube-se que um bibliotecário britânico salvara o Hagadá.

As Memórias do Livro é uma obra erudita. Quando o vi na livraria me apaixonei pelo título, isto em 2008. Arrumando minha estante agora, 2018, 10 anos depois, novamente o acariciei, como faço sempre com os livros, imaginando cada pedacinho da editoração.

Caso esse livro desperte o interesse de alguém, passe os dedos numa das asas da borboleta impressa na capa e voe alto com sua imaginação. Porque esse livro continua voando na aventura do meu pensamento.

PS - Esta capa foi da Primeira Edição. Atualmente, pode ser solicitado através das livrarias, mas já com outra capa e com preço acessível.

ESCRITO POR MARLENE VAZ

POSTS RECENTES

bottom of page