top of page

O Castelo de Windsor, Inglaterra

No condado de Berkshire, na Inglaterra, Windsor é uma pequena cidade situada no sudoeste da cidade de Londres e ao sul do Rio Tamisa, tendo sido fundada no séc. 12. O Castelo de Windsor, é uma das residências da família real inglesa, e foi construído por Guilherme I, tendo passado por inúmeras reformas.

Não se pode fazer fotos dentro do castelo, mas visitei: a Grande Escadaria, onde pode ser vista a belíssima estátua da Rainha Vitória; Waterloo Chamber (Câmara Waterloo), salão onde se deu banquete em comemoração da vitória da Inglaterra contra Napoleão, na Batalha de Waterloo, com uma arquitetura e decoração de tirar o fôlego; St George’s Hall (salão de São Jorge), local dos banquetes; The Lantern Lobby, no passado era uma capela, hoje abriga a prataria e uma armadura original de Henrique VIII, o pai da Rainha Elizabeth I, aquele rei psicopata das matanças na Torre de Londres. Na saída, tem uma biblioteca onde você pode comprar lembrancinhas reais. Aqui vai um aperitivo interno de Windsor:

Ao redor do Castelo você vê os apartamentos, Staty Apatments, que os antigos reis ocupavam, guardando ainda um tesouro de relíquias reais; e a Casa de Bonecas da Rainha Mary (1867). Mary, neta de George III, era estudiosa da família real e colecionava objetos de arte históricos ingleses. Ela pediu ao marido para mandar construir uma casa de boneca que reproduzia a vida real. É muito interessante, as bonecas e bonecos parecem pessoas.

Mary, uma mulher intelectual.

A casa de bonecas é enorme, com inúmeras cenas da vida inglesa dos nobres e do povo. Muita cenas em miniaturas, que você só pode ver através de um binóculo. Um manancial para sociólogos.

Antes de sair do Castelo, fiz uma gracinha posando com o "soldadinho de chumbo". Todos rindo, porque ninguém teve coragem de quebrar o procolo inglês. Como diz o psicologo Amari Munguba, perde-se a vergonha, ganha-se espontaneidade.

A cidade de Windsor é prazerosa, você pode comprar objetos reais preciosos nas lojas. E foi aí que pude dizer que comi bem na Inglaterra. Encontrei um restaurante espanhol!

A passagem medieval contando a história do povo sob a égide da realeza.

ESCRITO POR MARLENE VAZ

POSTS RECENTES

bottom of page