top of page

O PUB na Inglaterra

Os ingleses são cavalheiros gentis, mas são formais, falam um inglês puro, sonoramente clássico, mas a mim pareceu que falavam com um ovo na boca. Porém, um conceito foi mais forte do que o nome formal inglês - English PUB - passando a ser chamado simplesmente Pub.

Trata-se de um estabelecimento para vender bebidas alcoólicas, encontrados nas grandes cidades e nos vilarejos. Aprendi em Londres que a clientela dos Pubs é chamada de regular.

Atenção! Atente para as regras inglesas. Não se pode fumar no local. Também é proibida a entrada de menores de 14 anos, e proibido bebida alcoólica para menores de 18 anos.

A guia de viagem nos ensinou toda a etiqueta britânica (no Rio de Janeiro, Brasil, o estabelecimento da Gafieira também tem regras). Ao entrar no PUB, dirija-se ao balcão e peça sua bebida. Garçom não irá a sua mesa. Você recebe e paga na hora, e só em dinheiro. E não dê gorjeta ao garçom ou garçonete, não é elegante. Se quiser pague uma bebida para quem lhe serviu. Tem um pratinho ao lado do caixa, querendo deixe ali o troco em moedas.

Cheers!

Quando entrei, jovens ingleses me perguntaram de onde éramos, ficaram encantados por sermos do Brasil, fizeram perguntas e me convidaram para ir à mesa deles. Super simpáticos! Nesta foto me senti abraçada por um neto de Elizabeth II, nossa Bete. Dei muitas risadas, uma das noites mais divertidas de minha vida!

No PUB a cerveja é tirada diretamente da bomba, ao contrário dos bares.

A cerveja britânica é do tipo ale, escura e bastante encorpada. Se você quiser uma caneca com meio litro, peça one pint. Se quiser a metade peça half a pint. Quando os regulares estão em grupo, cada um paga uma rodada. Vejam como é lindo este Pub! Pode constar em publicidade como símbolo britânico junto com o Big Ben.

But I'm not the only one, então com minha amiga que conheci na viagem, Bete, que identifiquei como uma sósia de Catherine Deneuve. Ela e o marido, o médico Clóvis Tomelin, riam muito comigo e faziam minhas belas fotos. Adoráveis companheiros de viagem, nos comunicamos sempre por e-mail.

Têm hora de fechar. Quando o primeiro sino toca avisa que você deve pedir o seu último pint de cerveja. Quando toca duas vezes, você deve beber rapidamente e deixar o local. Regras jamais são violadas na Inglaterra.

Lembro que foi no famoso PUB Cavern Clube, em Liverpool (cidade que morro de vontade de conhecer, ela que me aguarde!), onde os Beatles começaram a cantar em 1961.

Estátua de John Lennon inaugurada em 1997, no Pub Cavern Club.

Imagine não haver o paraíso

É fácil se você tentar

Nenhum Inferno abaixo de nós

Acima de nós, só o céu....

ESCRITO POR MARLENE VAZ

POSTS RECENTES

bottom of page