O Parlamento Inglês e seu Big Ben

25/03/2017

Para compreender melhor os símbolos de Londres, precisamos voltar à história do rei Henrique VIII, da dinastia Tudor. Cromwell tornou-se o conselheiro do Rei, conforme já contei em outro texto. Dizem os historiadores ingleses que ele foi o self-made-man  de sua época, percebendo que ele, plebeu, teria condições de crescer e de criar oportunidade para outros plebeus. Concebeu um projeto para ajudar o rei a dominar o Parlamento, ou a alta nobreza, agradando assim a Henrique VIII. O Parlamento era só para criar impostos para o povo pagar, ele então planejou colocar o poder também nas mãos do povo, e o povo apoiando o rei o Parlamento perdia o poder, imprimindo assim uma expressiva mudança social. Cromwell foi o precursor da Democracia Moderna.  

 

Ainda assim, o paranoico Henrique VIII ouviu fofocas dos lordes e mandou prendê-lo na Torre de Londres. E em meio às incertezas, pois uma hora Henrique VIII pensava em perdoá-lo por causa de uma carta que Cromwell lhe escreveu, depois sua paranoia tornava a considerá-lo traidor, até que autorizou a decapitação. Quando Elizabeth I subiu ao trono, continuou com as reformas das leis inglesas, iniciadas por Cromwell. 

 

Oliver Cromwell entrou para a história como o Protector of the Commonwealth of England, Scotland, and Ireland (Protetor da Comunidade da Inglaterra, Escócia e Irlanda). 

 

O Parlamento Inglês está localizado no Westminster Palace, também conhecido como Houses of Parliament.  Abaixo, é a parte antiga do prédio onde se reunia o Parlamento da dinastia Tudor.

Vê-se aqui o Parlamento e a Ponte de Westminster, local onde fiz esta foto, e foi onde aconteceu o ataque de um terrorista Jihadista  de nacionalidade inglesa, em 22 de março de 2017.

No Parlamento estão instaladas as duas Câmaras, a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns. O Parlamentarismo Inglês atua com a parceria da realeza, nobreza e civis. O Rei ou rainha reina, mas não governa. Elegem o Primeiro Ministro que preside o país, mas suas decisões são submetidas ao Parlamento. Todos os cidadãos britânicos têm o direito tradicional de pedir para falar com os seus membros do Parlamento. O palácio tem muitos prédios e mais de mil salas. É um dos símbolos mundiais. 

À noite, fiz esta foto do Parlamento vendo-se a  torre mais conhecida - o Big Ben.

O Palácio de Westminster tem varias torres, mas três delas são importantes. A  Clock Tower que foi rebatizada de Elizabeth Tower para comemorar o Jubileu de Diamante de Elizabeth II. O sino do relógio é que era chamado de Big Ben, com o tempo o povo apelidou a torre com esse nome. Em cada um dos quatros lados da Torre tem uma face do relógio. Essa torre também contém cinco sinos, os quais constituem um carrilhão e que emite uma melodia. Abaixo, eu bem "big" com sacolinhas de compras. 

Na foto baixo, a torre mais alta que é a Torre Victoria, com 98 metros. Foi assim denominada em homenagem à Rainha Vitória.  No topo encontra-se um mastro de ferro onde é colocada qualquer uma dessas duas bandeiras, ou a Royal Standard, ou a Union Flag, avisando que a rainha está no Parlamento. Isto ocorre na abertura solene anual do Parlamento e em outras cerimônias oficiais que a rainha precise ir ao Parlamento

A Torre de Santo Estevão foi construída para a entrada de maior quantidade de ar. A guia disse que era uma torre central, mais baixa, mas não consegui distingui-la das demais. Meus olhos viram porque estava lá, mais nem sei qual é. O jeito é voltar para procurar essa torre. A grandiosidade e beleza do Parlamento Inglês só perde para o Parlamento de Budapeste (não acredito que haja um parlamento mais lindo na Europa). 

Garimpei esta foto da Divulgação do Turismo em Londres, para oferecer a visão completa do Parlamento e da ponte onde sempre estão muitos turistas, repetindo, local do atentado terrorista jihadista.

 

Os Jihadistas são conhecidos por defenderem fundamentos radicais do islamismo. Também conhecido por ISIS (Islamic State of Iraq and ash-Sham), são muçulmanos

ultraconservadores que escreveram uma versão própria do Alcorão, desprezando a sharia que é a lei religiosa do Islã. Por isso decretam pena de morte para todos que não aceitem o Alá que eles proclamam, através da decapitação, crucificação, armas de fogo, etc.,além de convocar em todos os países os soldados de Alá ou os chamados “lobos solitários", através de sua própria agência de marketing. Nem mesmo crianças e adolescentes lhes escapam, lembrando que ensinam crianças a usarem armas de fogos e atirar nos infiéis. E convocam adolescentes para serem as noivas dos soldados de Alá, através da Internet.  

 

Conhecer o mundo ficou perigoso por causa do Terrorismo, atualmente em especial o Terrorismo Islâmico (me recuso a admitir que haja um Estado Islâmico), matando gente, destruindo o patrimônio da humanidade e tirando a liberdade das pessoas realizarem o desejo de conhecer várias partes do mundo.  God Save the World! God Save London!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

ESCRITO POR MARLENE VAZ

POSTS RECENTES

October 9, 2019

October 1, 2019

October 1, 2019

September 23, 2019

Please reload

© 2023 by Salt & Pepper. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now