As Joias da Coroa estão naTorre de Londres

18/03/2017

As joias da Coroa Britânica eram guardadas na Abadia Westminster, desde 1303, mas foram roubadas no início do séc. 14, embora rapidamente recuperadas. Desde então, passaram a ser guardas na Torre de Londres, no edifício The Crown Jewels. 

Ao contrário das joias da Coroa Francesa, que foram saqueadas durante a Revolução Francesa, as joias da Coroa Inglesas são preservadas. Você passa muito tempo numa fila dentro da Torre para ver as coroas, joias e objetos de valor, através dos séculos. Vale a pena aguentar na fila. Nunca pensei em ver tantos brilhantes juntos, além de enormes! E lendários. Grande parte destes ornamentos foi adquirida pelos reis antes do século XV, e tem imenso valor histórico.

Como estive em Londres em 2012, tive a chance de ver também varias joias da caixa de joias particular da Rainha Elizabeth II, porque se festejava o Jubileu de Diamante de seu mandato.

Não me contenho em começar mostrando o conjunto de águas-marinhas, extraídas da Pedra da Onça, Espírito Santo. O colar e brincos  foram dados pelo Embaixador Assis Chateaubriand, em nome do então presidente Getúlio Vargas, em 1953, na coroação da rainha Elizabeth II. Em 1958, a rainha Elizabeth II visitou o Brasil pela primeira vez e foi presenteada pelo presidente Juscelino Kubitschek com um broche e uma pulseira. Fui vestida de azul em busca dessas águas marinhas da riqueza natural do meu país. 

 

Os principais objetos usados durante à coroação são: a coroa, a órbita e o cetro.

O Cetro do Soberano, acima, que representa o domínio de Cristo sobre o mundo, é adornado com a Primeira Estrela da África, o maior corte impecável de diamante do mundo, pesando 530 quilates.

Sem querer ser desmancha prazer, aqui lembro que os diamantes vindos da África constituem o símbolo da escravidão do africano dentro de seu pais, vivendo em condições sub-humanas para garimpar esses diamantes (sugiro assistirem o filme “Diamante de Sangue”).

 

A principal das joias é a Coroa de Santo Eduardo (St Edward’s Crown), único rei inglês a ser canonizado. Usava-se nas coroações dos reis e na abertura do Parlamento, anualmente.  Por ser muito pesada, a partir da coroação da Rainha Vitória usa-se só no momento da coroação. Pesa 2,23 kg. Em 1937 foi praticamente refeita pela joalheria Garrard & Co , para a coroação do rei Jorge VI, pai de Elizabeth II.  Ela também usou na sua coroação.

Toda feita de ouro e joias preciosas e semi-preciosas, incluindo safiras, turmalinas, ametistas, topázios e citrinos.  

Além das coroas e joias, há inúmeros objetos de ouro e prata, como bandejas, travessas e espadas, além do manto da coroação que pesa mais de 13 kg devido a quantidade de fios de ouro e adornos. 

Me faz bem saber que existe uma rainha que foi educada para ser rainha. No mundo atual, é para mim a única rainha de verdade. Preciso disto para continuar compreendendo a história do mundo de reis, rainhas, príncipes e princesas. 

E para matar a saudade, joias e coroas resplandeciam nela, a princesa Diana.

 

 

 

Please reload

ESCRITO POR MARLENE VAZ

POSTS RECENTES

October 9, 2019

October 1, 2019

October 1, 2019

September 23, 2019

Please reload

© 2023 by Salt & Pepper. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now