Trégastel e o Agradecimento ao seu Marido
- marlavaz
- 17 de nov. de 2016
- 2 min de leitura

Esta é a adorável cidade de Trégastel, na Costa do Granito Rosa, Bretanha, França.
Tudo isso aí é que você vê é granito rosa. Pedras amarronzadas pelo salitre, musgos, mas tudo é granito rosa ao natural usadas no exterior das fachadas, paredes externas, ruas, calçadas, etc. E granito rosa polido no interior das construções.
A cidade inteira tem granito e hortênsias.

Cada casa mais encantadora do que a outra.

Os telhados também de granito.

Na foto, a seguir, mostro o santuário em granito rosa onde todas as mulheres devem agradecer pelo marido que têm. Eu apontei a imagem e disse que nada tinha para agradecer. Uma portuguesa de Lisboa, engenheira divorciada que viajava com a filha, também disse o mesmo. E uma senhora portuguesa de Lisboa, super discreta e de poucas palavras, que viajava com o marido, ambos estudiosos da arte nas Catedrais, disse-me baixinho no seu sotaque português de Portugal: “Eu nada tenho a agradecer, ele sim é que deve me agradecer por tudo que faço por ele”. Rolei de rir! Ela, a senhora comedida, precisou ir a Trégrastel para fazer sua catarse!!!

Ah! As galettes acompanhadas da cidra em xícaras. Galette é um termo usado na cozinha francesa para designar vários tipos de bolos crocantes redondos ou de forma livre, ou, no caso de uma galette bretã, como esta, uma panqueca feita com farinha de trigo mourisco, geralmente com um enchimento saboroso. Restaurante "Val de Rance!.

Pâtisseries francesa. Como resistir? A pâtisserie é um tipo de padaria francesa ou belga que se especializa em doces, brioches, bolos, etc.

Na Bretanha come-se muito, utilizam manteiga e gordura em profusão. Por isso os sabores são para agradar aos deuses! É típico de uma cultura de homens biologicamente fortes, e que trabalham muito no campo e na pesca. A bandeira francesa no prédio da Administração Pública.

Comments