Bayeaux e sua Catedral de Notre Dame
- marlavaz
- 9 de out. de 2016
- 2 min de leitura

Bayeux, foi a primeira cidade da Normandia a ser libertada dos nazistas. Sua Catedral de Notre Dame de Bayeux, data do ano 1067, construída no estilo normando-romântico. Foi consagrada solenemente em 14 de Julho 1077, pelo Bispo Odo na presença do seu ilustre meio irmão, William o Conquistador, duque da Normandia e rei de Inglaterra, e Matilda de Flandres, a rainha consorte.
A construção sofreu dois incêndios resultantes de guerras civis, e na reconstrução incorporou-se o estilo gótico, caracterizado por suas ogivas.

Tombada pela UNESCO como Memória da Humanidade, em 2007, a tapeçaria da Catedral de Bayeux, um bordado com 70 metros de comprimento por meio metro de altura, redescoberta em 1729, conta como se deu a conquista normanda da Inglaterra por William, duque da Normandia e mais tarde rei da Inglaterra, contra Harold, conde de Wessex, e que culminou na Batalha de Hastings. Os especialistas encontraram ali uma fonte de estudo de armamento e armaduras militar daquela época. A tapeçaria, cuja autoria não se tem registro, mas certamente bordada por mulheres, foi patrocinada pelo bispo Odo e originalmente a intenção era pendurá-la na nave da Catedral. Contudo, encontra-se atualmente no Museu de Bayeaux, contando grande parte da história normanda.

Chamou-me a atenção o bordado representativo do Cometa Halley. E, é claro, comprei o DVD da tapeçaria, para continuar aprendendo sobre a História da Humanidade.

Nas fotos: o Coro em estilo gótico, o altar-mor em neo-clássico; no corredor, arcadas e janelas ogivais; as Capelas do lado sul do braço transepto, com lindas pinturas no estilo gótico; os vitrais do braço sul transepto gótico; o púlpito, obra de arte delicada.


De repente, o prenúncio da chuva com pássaros arribando pelas duas torres soberanas. Choveu muito! E eu, ali na porta deixando-me molhar, pensando que nas catedrais francesas aprendemos a história do poder divino e do poder temporal, através da linguagem da arte.
Para saber mais sobre a Tapeçaria de Bayeaux, acesse: : http://www.ricardocosta.com/tapecaria-de-bayeux-c-1070-1080
댓글