Eleições Municipais no Brasil
- George Gurgel
- 6 de out. de 2016
- 1 min de leitura
A democracia brasileira saiu fortalecida destas eleições municipais de 2016. O Estado de Direito funcionou na sua plenitude e a cidadania posicionou-se, mesmo por parte daqueles que não compareceram às urnas, diante das opções oferecidas no amplo tabuleiro da realidade política. Saímos todos fortalecidos deste processo.
Agora, pós-eleições, enfrentamos o desafio nas reformas política e tributária, abrindo caminho para a retomada do desenvolvimento, para uma nova economia, com mais inclusão social e a preservação do meio ambiente.
Nesta perspectiva, a construção de uma nova governança democrática deve ter na cidadania o seu instrumento fundamental, criando mecanismos de controle e de gestão do próprio estado e do mercado, com a participação permanente da sociedade civil.
O quadro político foi alterado pela participação de cada um de nós, concretizado nesse processo de consolidação e ampliação da democracia brasileira, tanto antes, como durante e depois das eleições. A sociedade apontou seu descontentamento com a velha política, impondo-se contra o corporativismo e a corrupção.
Esperamos que os prefeitos e vereadores eleitos entendam o recado e estejam à altura de enfrentar os desafios, na perspectiva de superar a grave crise econômica e de valores vivida pela sociedade brasileira.
George Gurgel - professor, doutor da Cátedra da UNESCO – Sustentabilidade, da Universidade Federal da Bahia, georgegur@ig.com.br
Comments