top of page

Caen, e as Abadias dos Homens e das Mulheres

  • Foto do escritor: marlavaz
    marlavaz
  • 28 de ago. de 2016
  • 2 min de leitura

Sabemos que franceses e ingleses não se bicam. Tudo começou com as rivalidades políticas e econômicas. A Guerra dos 100 anos foi consequência dessa disputa de poder.


Caen, situada na Normandia, França, é uma cidade para ser visitada por aqueles que amam a história da humanidade, pois não tem outros atrativos.



No centro, encontra-se o Château de Caen, construído cerca de 1060 por Guilherme o Conquistador, o qual conquistou a Inglaterra com sucesso em 1066. O seu filho, Henrique I da Inglaterra construiu no castelo, em 1623, a Igreja de São Jorge, uma torre de menagem ou de estrutura militar, característica de fortificações antes dos castelos medievais. Em tempo, nada a ver com ménage à trois ou “moradia de três”, que eram moradias francesas onde habitavam três pessoas, e nem com designações subsequentes. O Château de Caen, juntamente com toda a Normandia, foi integrado na Coroa Francesa em 1204. Filipe II reforçou as fortificações.


A torre de menagem foi demolida em 1793 durante a Revolução Francesa. Na Segunda Guerra, em 1944, o castelo foi bombardeado. Em 1946, suas escavações passaram a ser um museu medieval a céu aberto.



A Catedral de Caen foi bombardeada na Segunda Guerra, mas foi totalmente reconstruída com base na construção original.


Voltando a Guilherme O Conquistador, ele se desentendeu com o Papa Leão IX, quando se casou com Matilde de Flandres, sua prima em segundo grau, mas ainda assim proibido pelos dogmas. Sabemos que essa interdição refere-se a um fator biológico, evitando-se a conjunção carnal entre parentes consanguíneos próximos, considerando-se as “taras degenerativas da espécie”.


Para reconciliar-se com a igreja, ele mandou construir um mosteiro beneditino a Santo Estevão, a Abadia dos Homens ( Abbaye aux Hommes) em 1063. Com a Morte de Matilde, em 1083, ele homenageou-a construindo a Iglese Saint Etienne, Abadia das Mulheres (onde ela foi enterrada). Guilherme também foi enterrado na Abadia dos Homens, como era do seu desejo.


Ambas as abadias, Patrimônio da Humanidade, inicialmente no estilo romântico, mas em 1566, tornaram-se precursoras da arte gótica. Nelas se escondiam os homens feridos e as mulheres para não serem estupradas, durante a Segunda Guerra. Contudo, fiquei impressionada com a beleza arquitetônica, inclusive do convento, e com o poder das mulheres santas, em especial o reconhecimento à Santa Madalena. O expressivo na Abadia das Mulheres é a NÃO discriminação dos diversos papéis que as mulheres desempenharam na história.



Comments


ESCRITO POR MARLENE VAZ

POSTS RECENTES

© 2023 by Salt & Pepper. Proudly created with Wix.com

bottom of page