Bruges, a Joia Medieval da Bélgica
- marlavaz
- 12 de abr. de 2016
- 2 min de leitura

Bruges, em fraçais, em neerlandês Brugge e em alemão Brügge, é uma pequena cidade medieval cortada por canais, conhecida como a Veneza da Bélgica, mas que para mim também lembra a Holanda. Era uma fortaleza do séc. IX, desenvolvendo-se até chegar a ser uma cidade em 1128, tornando-se depois um grande centro de comércio têxtil.
Dá para conhecer em apenas um dia. O ponto central é a praça que é inteirinha rodeada de prédios medievais, assim como toda parte turística entre os canais, que só podem ser admirados num passeio de barco.

Na Praça principal, outrora centro político e religioso, fica a Câmara Municipal (1375), restaurada, ricamente decorada com nichos e estátuas de condes e condessas da Flandres. Visitando o interior do edifício descobre-se a sala gótica construída em torno do ano 1400. O Registro Civil fica ao lado esquerdo, construído no séc. XVI.

A Basílica do Sangue Sagrado (Basilica of the Holy Blood), na foto com minha amiga Eulina Nunes, situada também na Praça, é a igreja mais famosa da cidade, pois contem um dos relicários mais importantes da Europa. Trata-se de um cilindro que dizem conter o sangue de Jesus, trazido de Jerusalém pelas Cruzadas, no séc. XII. A população venera essa relíquia há 750 anos, e quando o sangue é retirado do cilindro para veneração, ele se transforma de sólido para líquido. Cientistas estudaram o fenômeno e concluíram que esse fenômeno ocorre devido à alteração de temperatura dos dois ambientes.

Há um pequeno porto, onde são oferecidos passeios de barco a motor pelos canais, alguns deles podendo chegar a cidades vizinhas. Nos passeios de barco vemos as casas de construções históricas, bem como as ruínas do que foi a fortaleza, além da visão de muitos moinhos.
Fui três vezes a Bruges, porque saindo de Bruxelas para a Paris, esta cidade é passagem para a fronteira entre a Bélgica e a França. Amo a cidade! Você se delicia com a comida em restaurantes ambientais adoráveis e com os chocolates que são de comer devagarzinho com medo de acabar. Tem ainda muitas lojas de moveis e de moda masculina e feminina, altamente sofisticados.

Tente, pelo menos uma vez, ir a Bruges. Não se arrependerá.
Comments