top of page

Postdam, uma Surpresa!

  • Foto do escritor: marlavaz
    marlavaz
  • 11 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura


As pessoas conhecem a cidade de Postdam pelos livros de história universal, como o local onde se deu a Conferência e a assinatura do Tratado após a 2ª Guerra, em 1945, para o estabelecimento da ordem pós-guerra, e a redução de seus danos.


Postdam faz fronteira com Berlim, e historicamente foi o local onde moravam os reis da Prússia. Patrimônio cultural da Humanidade possui cerca de 500 parques, edifícios históricos barrocos construídos entre 1730 e 1916, várias universidades, centros de pesquisas, o estúdio de cinema UFA, etc.


Chegando lá, de todos os palácios o mais importante é o Castelo Sanssouci (nome de origem francesa que significa sem preocupações) construído no Império Prussiano. Vale a pena saber que o rei Freiedrich Wilhelm I e seu filho Freiedrich Wilhelm II realizaram construções barrocas no castelo e na cidade. Tiveram transtornos no relacionamento pai e filho, porque o herdeiro se recusava a ser treinado como soldado e radicalmente religioso, pois o pai era extremamente rigoroso. O rapaz era amante da filosofia, da música, dedicava-se à flauta com talento musical, recitava poesias, vestia-se e penteava-se como um français. Daí vieram as desavenças com o pai que odiava hábitos franceses. Dizia que o filho deveria suicidar-se. A situação chegou ao limite quando o filho tentou fugir para a França com o tenente von Katte, a quem o príncipe amava, mas seu camareiro contou ao rei. O pai interrompeu a fuga e mandou cortar a cabeça de von Katte, na frente do filho. Diz a história que com o choque ele permaneceu alguns dias catatônico.


O pai colocou o príncipe para morar no Palácio de Kustrin e trabalhar na fortaleza. O pai ia visitá-lo, então, conversando, fizeram as pazes.



Freiedrich Wilhelm II teve que se casar para ser rei. Para fugir da obrigação de marido, tornou-se comandante do seu exército, somente guerreando. Contou a guia alemã, falando espanhol, que depois de longo período pelo mundo, voltando ao Castelo a esposa foi recebê-lo muito arrumada, e ele disse: “Você está é gorda!” Não era misógino, como dizem os críticos, tinha sua escolha sexual.


No seu túmulo os residentes colocam sempre batatas, porque na 2ª Guerra ele trouxe mudas de batata americana para o povo plantar, com extensão para a Alemanha, o que os salvou da fome. Pena que não mandaram os judeus plantar, nos Campos de Concentração. O que completa a vergonha que o povo alemão sente pelo holocausto, onde coube recente pedido de desculpas da Chefe do Governo Alemão, a admirável estadista Angela Merkel.


O Parque, os jardins de Sanssouci são lindos, acolhedores. O Palácio uma riqueza, de cor amarelinho. Comprei xícaras, cópias do palácio, pois a lojinha tem todas as réplicas palacianas, até toalhas de banho bordadas.


A comida não é apreciada por turistas, porque em tudo tem batata. Como só fiz uma refeição, o restaurante que fomos tinha excelente comida, com deliciosas batatas recheadas e assadas. E ótima cerveja alemã, é evidente, que salva qualquer comida.


Para mim, Postdam foi uma surpresa, com a história de vida de seus principais reis.

Comments


ESCRITO POR MARLENE VAZ

POSTS RECENTES

© 2023 by Salt & Pepper. Proudly created with Wix.com

bottom of page