top of page

Cesky Krumlov, a Desconhecida dos Turistas

  • Foto do escritor: marlavaz
    marlavaz
  • 22 de fev. de 2016
  • 2 min de leitura

Cesky Krumlov (pronuncia-se Tieski Krumlof) é uma cidade da República Checa, Leste Europeu, e foi listada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, em 1992. Foi a capital antiga da região de Rosenberg, quando vivia a nobreza mais rica e influente do país. A população da cidade em 2010 era de 13.377 habitantes, numa área de 22, 17 km².

De acordo com a lenda, o nome Krumlov é derivado do alemão de Krumme Que, que pode ser traduzido como "curvado sobre um prado", o que faz referência à topografia da cidade, curvada sobre o rio Vltava. O Cesky significa simplesmente o Czech, ou seja, tcheco. Na entrada da cidade, uma surpresa - as águas desse rio cumprimentam os que chegam de forma alardeante!

Cesy Krumlov é um extraordinário tesouro arquitectónico. Sobre os meandros do rio Vltava desenvolveu-se, especialmente a partir do século XVI, um conjunto único de construções urbanas em harmonia com o alargamento do castelo e do palácio, que é o segundo maior palácio logo a seguir ao Castelo de Praga, onde foi residência histórica da família Rozmberk.

O castelo engloba uma série de construções, a famosa sala de máscaras, o singular teatro barroco, os jardins do palácio com uma fonte d’água rococó e um castelo de Verão Bellarie com um palco giratório, onde têm lugar representações teatrais.



O ponto dominante da cidade é a Catedral de São Vito, obra-prima do gótico no Sul da Boémia. A extraordinária atmosfera da cidade tornou-se palco de inúmeros eventos culturais de renome internacional, festival internacional de música, Festival de Música Antiga, exposições no Centro Internacional Egon Schiel, Festividades das Cinco Pétalas.

O senhor daquelas terras era conhecido como William de Rozemberk, e sua família tinha um brasão decorado por uma rosa. Por isso, a rosa é o símbolo da cidade e, até hoje, uma vez ao ano a cidade celebra a festa da Rosa de Cinco Pétalas, numa alusão aos cinco irmãos Rozemberk que herdaram o feudo.

Não é de se estranhar, portanto, que um dos principais hotéis da cidade se chame Ruze (lê-se Ruuge) que significa rosa!

As construções que abrigam o comércio não foram foi construídas com esse fim. Hotéis, pousadas restaurantes, museus, lojas, foram adaptados aos edifícios históricos. Nada foi destruído,istoé, nada foi preciso restaurar.


A gastronomia é primorosa! Muitas opções de carne de caça. Sopa de cebola com queijo derretido dentro do pão, carne de porco, peru, frango, cordeiro e o famoso Beef in tomato sauce. Salada e dois suculentos bolinhos feitos de batata com bacon. Espetinho de queijo empanado e frito acompanhado de uma pequena salada e composto por três tipos de queijo (sugiro pedir com queijo rockefor).

Outra especialidade local é o TRDELNIK.Trata-se de uma espécie de massa folhada envolta em açúcar, canela e lascas de amêndoas que pode ser recheada ou não. É um doce típico da Eslováquia e também muito comum na República Tcheca. TRDELNIK com recheio de Nutella é maravilhoso!

Quanto às bebidas, a cerveja local Eggenberg (sugiro a escura), que é maravilhosa e começou a ser produzida na cidade em 1560. Um canecão custa em torno de R$ 2,50 reais. E também a cerveja Budweiser, ou Budvar, ou “BUD” como é conhecida na República Tcheca.

Poucos turistas visitam esta cidade e, no entanto, é uma das mais lindas expressões culturais da humanidade.

Commentaires


ESCRITO POR MARLENE VAZ

POSTS RECENTES

© 2023 by Salt & Pepper. Proudly created with Wix.com

bottom of page