A Czestochowa que eu Vi
- marlavaz
- 12 de fev. de 2016
- 1 min de leitura

Czestochowa (pronuncia-se Tcherestaróva) é uma cidade da Polônia, Leste Europeu, banhada pelo Rio Varta. É uma atração turística por causa do mosteiro Jasna Góra (Monte Claro), com o milagroso Quadro da Madona de Czestochowa, padroeira da Polônia. É representada com a face escura, por isso chamada de A Virgem Negra. Em Varsóvia, vimos uma igreja com a Madona Negra.
Só existe a representação da Madona em tela e em gravuras emolduradas.. Uma curiosodade é que é representada no Brasil como Nossa Senhora do Monte Claro, padroeira da cidade de Don Feliciano, no Rio Grande do Sul, provavelmente porque tem muitos imigrantes poloneses.
A história cultural conta que esse quadro que fica no altar da catedral é a reprodução de uma cópia do quadro original, que foi pintado pelo apóstolo Evangelista.

A guia local era uma freirinha que falava espanhol, com excelente formação e muito simpática. Vou poupá-los de uma lenda muito comprida, envolvendo rei e mãe de rei, que ela contou. Visitamos todo o monastério, capelas lindíssimas, obras de arte milenar. E a imagem da Madona, brilhando em ouro, é deslumbrante!
A cidade é linda, sobre um monte com muita luz, como foi intitulada. Contudo, não fiz fotos. Eu estava alquebrada por causa da visita ao Campo de Concentração de Auschwitz, antes de chegar alí.
Lembro que, nessa visita a Czestochowa, meus amigos Tom e Martha Lima me aqueceram com o carinho de uma xícara de chocolate bem quente, para me confortar. Nada como construir amizades em viagens.
Comments