A Segurança da Torre de Londres

19/03/2017

Esta é a visão atual da Torre de Londres, situada pertinho da Ponte de Londres (Tower Bridge) permanecendo a mesma desde 1890. A Torre Branca imponente, que foi a primeira construção em pedra no séc. 11, destaca-se. Aquele tapete de flores vermelhas é para lembrar o sangue derramado pelos soldados ingleses na Segunda Guerra. Alerto que há partes da Torre que o turista não tem acesso.

A segurança da Torre é feita pelos indefectíveis jovens soldados ingleses. São responsáveis pela monarquia, desde 1660,  e são famosos pelo uniforme e por não se mexerem até a troca da guarda. A mim pareceu haver um protocolo de uma marcação de tempo em que, para descansar, eles marcham levantado alto as pernas, indo e vindo num curto espaço, para não abandonar o local.

A Segurança das Joias da Coroa Inglesa fica a cargo de oficiais ingleses, legendários, denominados de Yeoman Waders, popularmente chamados de Beef eaters, que cuidam também da administração da Torre. São simpáticos, guiam turistas por dentro da Torre, até parece que estão lhe fazendo a corte. Este me perguntou: "Where you from?" Respondi ser brasileira. Seus olhos brilharam e abriu um sorriso largo. Se eles fazem isso com todas as turistas? Não sei, prefiro acreditar que só foi comigo. 

Mostraram-se afáveis quando lhes pedi para pousar nas fotos. Os ingleses são formais, mas ao mesmo tempo gentis cavalheiros.

E cuidam com carinho dos corvos, símbolos da Torre.

No séc. 18 havia vários pubs dentro da Torre. Atualmente só existe um, exclusivo para os Yeoman Waders, onde só entram convidados famosos. Cada um paga sua cerveja do próprio bolso. 

Porém, o mais interessante é a explicação porque passaram a ser chamados de Beef eaters. Há uma versão de que o apelido vem de uma palavra francesa para designar o responsável  de provar a comida dos reis testando se estava envenenada.  Contudo, a fofoca é que, durante a Guerra, enquanto os cidadãos ingleses tinham direito a uma ração semanal de carne, os Yeoman podiam comer diariamente e quanto quisessem. Sendo verdade ou mentira, eles são todos gordinhos. 

 

Please reload

ESCRITO POR MARLENE VAZ

POSTS RECENTES

October 9, 2019

October 1, 2019

October 1, 2019

September 23, 2019

Please reload

© 2023 by Salt & Pepper. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now