Salada Literária

06/02/2017

 

Dr. Ernane Gusmão, médico nefrologista e clínico do Hospital Português da Bahia, foi professor da Faculdade de Medica da UFBA, é membro titular da Academia de Medicina, do Instituto Baiano de História da Medicina e da Sociedade de Médicos Escritores.  Além de médico renomado, publicou em 2016 e 2017 os seguintes livros: "Sonetos", "Nefrologia, sua História e sua Afirmação na Bahia", "Giboeirices", "Textos na Coletânea do Núcleo de Ciência e Cultura" e "Salada Literária".

 

Já conhecia muitos dos inesquecíveis poemas de Ernane Gusmão, em outros livros publicados, como estes versos do poema "Vida: "Quando eu "morrer" não quero a cova escura...Eu quero em cinzas ser lançado ao vento .....E quando os amigos me quiserem ver, me vejam sobre os campos vicejando, nos trinos que os canários vão cantando, no relincho de um potro em disparada."

 

O livro que conta a história da nefrologia, que a maioria das pessoas desconhece essa doença renal, representa uma indispensável contribuição não só  a classe médica, mas aos que prezam o conhecimento, além de saber como o serviço de hemodiálise está disponível à população. 

 

Enquanto no livro "Jiboeirices" ele volta ao passado para analisar a fundação da cidade de Vitória da Conquista, Bahia, e descreve sua cultura com interessante e rica precisão, pois constitui o resultado de sua vivência conquistense. 

 

Desses livros, debrucei-me sobre Salada Literária, quando ele conta a história do Coronel Zeca Melo, que na década de 70 comprou uma fazenda no município de Itanagra. Era a concretização do chamado Velho Coronel Fazendeiro que selecionava amigos e que, por seu caráter, os amigos assinavam até papel em branco por confiança. Todas as segundas, o Coronel comparecia ao Campo do Gado, em Feira de Santana, local em que estive por causa de estudos do IBGE, tendo a oportunidade de conhecê-lo. Era um especialista em cavalos, procurados por todos pelo seu saber. Acrescenta-se a isso as histórias que Melo contava sobre a vida rural. Ernane Gusmão escreveu: " Zeca Melo é uma das reservas morais e folclóricas do mundo do cavalo".

 

Ernane Gusmão nos conta também a história do Campo do Gado e do Clube do Cavalo (do qual, sócio fundador), e muitas histórias urbanas e rurais, suas histórias de estudante de medicina, inclusive da sua relação médico paciente, muitas vezes com indescritível humor.  

 

Vale a pena refestelar-se na leitura de extrema qualidade das letras desse escritor. 

 

 Lançamento na Associação Baiana de Medicina

 

 

 

 

Please reload

ESCRITO POR MARLENE VAZ

POSTS RECENTES

October 9, 2019

October 1, 2019

October 1, 2019

September 23, 2019

Please reload

© 2023 by Salt & Pepper. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now