top of page

Maria Antonieta Passou Por Aqui


Foto: Dr. Luiz Fernando Pinto


Ela vive no exílio, em Salvador, e chora de saudades de Paris. Chegou de novo ao Sul, a Santa Maria, no inverno de 2010, onde vem dar aulas, e veio com uma mala cheia de fitas! Não, não as fitinhas do Senhor do Bonfim que todo turista que volta de lá traz amarrada nos pulsos e aos punhados nos bolsos para dar de lembranças aos amigos (junto com as cocadinhas da Bahia!). Não! A mala dela tem fitas brancas Le Lis Blanc que pendem em longos nós... inconfundível! (para diferenciar das outras, diz ela) Dentro? Maquiagem Lancôme, óculos Dior, perfume Chanel 5, sapatos Roger Vivier, e, pasmem: uma bolsa Prada!!!!


Além das encomendas, os presentes ela sempre traz: agora vieram as taças da realeza!!! E assim é que uma vez ao ano, por duas semanas, ela desce! Vem dar aulas, vem atrás das amigas, de um bom vinho, um suculento entrecôt servido ao ponto e preparado especialmente para ela, um bom... e boas risadas.


Maria Antonieta chega e não pede, é servida! Não se apresenta ou é apresentada - é reconhecida! Não anda, desliza! Não fala, seduz e, ao sorrir, é reverenciada! Correm os serviçais e a côrte baba! Já eu que só observo e faço o meu serviço, penso é que a cada ano ela está virando uma espécime rara de baiúcha à la française!


Ano passado levou daqui cuia, bomba, erva mate, um CD de música nativista do Rio Grande do Sul e mudas de gerânio. O neto diz que a encontra na varanda do apartamento, o ar condicionado no frio máximo, mantinha nas costas, cevando um mate aos sons do sul, admirando os gerânios na janela. Contam os vizinhos que ouvem o menino: - Ô minha avó! De novo a hora do Rio Grande do Sul?


Pensam que acabou? O que ele não sabe é que vai piorar! O menino vai chegar dessa vez e encontrá-la de bombachas, guaiaca na cintura ( descobriu que é a precursora da pochette), alpargatas de corda nos pés, lenço maragato, vestimenta completa que ganhou dos alunos, exalando Chanel 5, os brincos de ametista que ganhou da Professora Paula, os óculos da Dior, o mate numa mão e a bolsa Prada na outra! Pronta para visitar o túmulo do Napoleão e atravessar o Arco do Triunfo! Prometeu mandar fotos de lá!


Rosana Zuculo, PHD em Jornalismo, coordenadora do Curso de Jornalismo da Universidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, criadora do Blog “Divinas e Cruéis”

ESCRITO POR MARLENE VAZ

POSTS RECENTES

bottom of page